Seguidores

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A importância de uma ração completa: e nutricionalmente balanceada para pássaros

Existe uma tendência dos criadores antigos, alimentarem as aves com o que Ihes apetecem, em vez de fazê-Io corretamente, de acordo com experi¬mentos desenvolvidos por órgãos de pesquisa.
Vários trabalhos têm comprovado que os pássaros não conseguem nu¬trir-se de acordo com as necessidades de seu organismo. Para efeito de exemplificação, podemos comparar a nutrição dos pássaros à de uma criança de menos de 3 anos. Se nós servir¬mos uma refeição com: carne, salada, frutas sorvetes, doces, bolos etc., po¬deremos afirmar que a criança come¬rá doces, bolos e sorvete primeiro e cer¬tamente não comerá nada além de açú¬car e carboidratos.
A mesma situação poderá ocorrer quando nós oferecemos aos pássaros de gaiola, misturas de sementes ou qualquer outra combinação heterogênea de alimentos. Ela pega¬rá aquilo que melhor lhe convier (se¬mentes de girassol, amendoim) e des¬prezará os demais (espinafre etc.).
Ainda com relação aos fatores nutricionais, devemos dizer que a melhor consideração sobre a nutrição das aves em gaiolas é o uso necessário dos componentes nutricionais dos alimentos: vitaminas, minerais, proteínas aminoácidos), gorduras e carboidratos (energia).
Para fazer com que as aves rece¬bam quantidades adequadas desses nutrientes não é tarefa fácil para os nutricionistas, quanto mais para os criadores de um modo geral. Por exem¬plo:
A. Vitaminas
As vitaminas são os elementos mais comuns e onde se encontra mais carência nas dietas das aves em gaio¬las. Elas são necessárias para um cres¬cimento normal e para a transforma¬ção de energia e também para refazer o metabolismo. Podemos citar al¬gumas das vitaminas necessárias e que devem ser incluídas nas dietas das aves em cativeiro:
Vitamina A, Tiamina, Riboflavina, Niacina, Piridoxina, Cianocobalamina, Biotina, Colina, Acido Eólico, Acido Pantotênico, D3, E e Vil. K.
B. Minerais
Os minerais também são essenciais para a saúde das aves, entretanto, não é muito considerado e até muitas vezes ignorado pelos "formuladores de dietas dos pássaros".
Os micros e macros minerais têm muitas e variadas funções e são tão importantes à vida como qualquer ou¬tra classe de nutrientes. Uma das funções dos minerais é na formação e de-senvolvimento do esqueleto, regula o pH, a atividade osmótica e o transpor¬te de oxigênio.
Os minerais que devem ser incluí¬dos nas dietas das aves em gaiolas são: cálcio, fósforo, sódio, cloro, magnésio, potássio, manganês, molibdênio (xantina oxidase), zinco, ferro, cobre, selênio, iodo ele.
Experimentos
Trabalhos experimentais têm mostra¬do que quando pássaros alimentados com sementes e complementados com vitaminas solúveis em água, são sub¬metidos a exame clínico, essas aves apresentam deficiência crônica de um ou mais nutrientes, o que mostra é que o pássaro exibe sinais mais comuns de enfraquecimento em Vil. A, Vil. K, Cál¬cio ou proteína.
Atualmente entre os nutricionistas, é aceito que a diferença alimentar e a nutrição imprópria pode ser uma das causas predisponentes mais co¬muns para justificar morbidade nas aves de um modo geral.
Devemos salientar que o metabo¬lismo das aves é completamente diferente ao do mamífero (incluindo o homem). A taxa metabólica das aves é muito mais alta do que a dos ma¬míferos, desta forma, as aves reque¬rem uma quantidade elevada de energia, deficiências são refletidas muito mais rapidamente que nos ma¬míferos.
C. Aminoácidos
Os aminoácidos são a base de for¬mação das proteínas e são provavelmente, os nutrientes de maior impor¬tância da nutrição dos animais. No processo digestivo, as proteínas têm suas ligações quebradas e desdobra¬das em aminoácidos (base) na for¬mação de proteínas, os quais, são, então, absorvidos e transformados em proteínas usadas pelo organismo.
Normalmente, a maioria dos aminoácidos, podem ser encontrados em quantidade suficiente nos alimen¬tos industrializados. Entretanto, quan¬do as aves em cativeiro alimentam¬se somente de sementes, certamente elas não receberão quantidades e qualidade de aminoácidos para sa-tisfazer suas necessidades nutricionais. As pesquisas têm mostra¬do que a proteína de origem vegetal tem um valor biológico muito inferior a de origem animal (menor % de pro¬teína digestível).
Os aminoácidos têm diversas fun¬ções no metabolismo das aves, tais como: crescimento, manutenção, re¬produção, restauração, hormônios, síntese de enzimas e pigmentação das penas. Podemos dizer que exis¬tem quatro aminoácidos essenciais que devem estar presentes em quan¬tidade e qualidade adequadas na dieta dos pássaros mantidos em gai¬olas, são eles: metionina, lisina, triptofano e cistina.
D. Carboidratos
Nesta classe, podemos incluir os açúcares, amidos e fibra (celulose).
Os açúcares e amidos são fontes de energia primárias necessárias para proverem o alto nível de ener¬gia metabólica requerida pelas aves.
As fibras (celulose) são importan¬tes em funções próprias, no processo digestivo das aves. Nos pássaros ali¬mentados com sementes, a ingestão de fibra é infelizmente baixa, pois a camada fibrosa da semente está na casca, que geralmente não é ingerida pelos pássaros, sendo dei¬xada na gaiola como lixo.
E. Gorduras
Esse componente nutricional é também denominado de extrato etéreo. A gordura é um nutriente be¬néfico na dieta das aves, como fon¬te de energia e calor. Os ácidos graxos essenciais (base na formação das gorduras) são importantes na absorção de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura). As sementes de girassol, açafrão e nozes são muito ricas em gordura, e ao mesmo tempo, bastante saborosas para as aves, fazendo com que as aves pre¬firam essas sementes a outras e des¬sa forma, ingerindo uma dieta desbalanceada nutricionalmente e muitas vezes ficando subnutrida (ex¬cesso de energia e baixos aminoácidos / vitaminas).
Após todo esse comentário nutricional, o nutricionista tem tam¬bém que estudar outros fatores que devem ser considerados para que se obtenha uma ingestão de nutrientes ideal.
1. Dieta deve ser balanceada nutricionalmente e estar sempre dis¬ponível.
2. Dieta deve ser palatável, ta¬manho e textura ideal.
3. Dieta deve ser ingerida pela ave.
4. Dieta deve ser ingerida (ingre¬dientes corretamente selecionados isentos de aflatoxina etc.)
5. Deve ser absorvida pelo orga¬nismo das aves.
6. Deve ser transportada e metabolizada.
7. Os ingredientes utilizados na dieta, devem ser controlados quanto a presença de fungos e qualquer agrotóxico.
Seguindo todos esses mandamen¬tos, o nutricionista com certeza pode¬rá solucionar o problema da grande quantidade de doenças nutricionais referidas, disfunção, comportamento e outras variadas condições, causa¬da na maioria das vezes por mistu¬ras (receita~ de fundo de quintal) ali¬mentares. É de grande importância que o criador de pássaros em cati¬veiro saiba que uma nutrição não¬correta pode acarretar:
1-Perda de peso
2- Perda de revestimento das pe¬nas
3-Raquitismo
4- Prostração e deformidade do esqueleto
5-Articulações deformadas
6-Fraqueza muscular
7-Hipotireoidismo
8-Hipocalcemia
9-Esterelidade
10-Deformidade
11-Reprodução
12-Ovos quebradiços
13-Problemas com ovário, oviduto
14-Sinusite, faringite
15-Alterações no papo
16-Problemas Respiratórios
17-Alterações do sistema nervoso central
18-Câncer
19-Obesidade (alto açúcar, alta gor¬dura e baixa proteína)
20-Hepatose e outros
Após todos esses alertas aos nutricionistas, devemos salientar a importância e vantagens de termos uma ração formulada corretamente e de alta palatabilidade para as aves.
Benefícios das racões formuladas e peletizadas corretamente:
1. As rações peletizadas, são mis¬turas homogêneas, feitas de diferentes ingredientes analisados quimica¬mente e balanceados num completo formato nutricional. Esse é um concei-to que vem sendo usado pelos pes¬quisadores e nutricionistas de todo mundo, para a alimentação de cães, gatos, coelhos, pequenos roedores, peixes, camarões, rãs etc.
2. As rações peletizadas são 100% aproveitadas, inclusive as fi¬bras, e resulta em muito menos per¬das, conseqüentemente, uma melhor conversão alimentar.
3. Uma boa ração peletizada é formulada, preparada, usando-se ingredientes de alto valor nutritivo (soja etc) e alta digestibilidade, de modo que o metabolismo das aves seja rá¬pido e eficiente.
4. Uma ração peletizada de qua¬lidade oferece um excelente controle nutricional para criadores e facilida¬des de mercado. Certifique-se da qualidade do produto.
5. As aves alimentadas com ra¬ções peletizadas podem, com freqüência, ser tratadas pelo uso do peletesmedicados.
6. Este é o mais importante de to¬dos os itens: "Não há necessidade de suplementação alimentar, porque já existem todas as vitaminas, minerais (macros e micros), aminoácidos e áci-dos graxas essenciais etc., que são adicionados ao produto final". Sérgio Marcondes César
Enge¬nheiro Agrônomo formado pela ESALQ e pH.D em Nutrição Animal pela Universidade da Flórida
Artigo publicado na Brasil Ornitológico nº 02 7992

Ágata Topázio