Seguidores

quarta-feira, 30 de maio de 2012

CISTO DE PENA NOS CANÁRIOS



Cisto de pena, ou bola, é um problema que cedo ou tarde todo o criador de canários vai ter que enfrentar. Hoje, um colega entrou em contato comigo, com dúvidas sobre o que fazer, sendo que um canário dele está com um cisto de pena na cabeça. Infelizmente, isso não é raro acontecer, pode dar em qualquer parte do corpo do canário. É causado por uma pena que não consegue sair da forma correta. Pode acontecer por vários fatores: ser transmitido geneticamente; acasalamentos incorretos (nevados x nevados) assim os filhotes nascem com pena muito mole e com maior volume de plumas; má alimentação; sementes de má qualidade; farinhada ou papada de má qualidade, prejudicando o canário na muda de pena. Bom, poderia citar outras causas, mas vamos ficar por aqui.
Crio Lancashire entre outras raças e já tive este problema, inclusive semana passada, um macho de Lancashire de meu plantel estava com um cisto na asa e não era pequeno. O que costumo fazer, é esterilizar um bisturi com álcool e dar um corte pequeno na pele em cima do cisto, removendo a parte interna que geralmente é seca e se esfarela. É normal sangrar um pouco, limpo o hematoma e coloco Rifocina Spray, que se encontra em qualquer farmácia. Faço curativo diariamente. Em dois ou três dias a ave já estará bem. É bom prestar atenção porque a pena pode nascer defeituosa mais vezes no mesmo local, e quanto antes percebermos, podemos arrancá-la evitando o cisto. A ave deve ser colocada em uma gaiola limpa.
Sempre deve-se usar vitamina H e uma alimentação balanceada, diminuindo assim a possibilidade de se ter cisto nos canários.
Alex Sandro Machado

Ágata Topázio