Seguidores

quarta-feira, 30 de maio de 2012

CISTO DE PENA NOS CANÁRIOS



Cisto de pena, ou bola, é um problema que cedo ou tarde todo o criador de canários vai ter que enfrentar. Hoje, um colega entrou em contato comigo, com dúvidas sobre o que fazer, sendo que um canário dele está com um cisto de pena na cabeça. Infelizmente, isso não é raro acontecer, pode dar em qualquer parte do corpo do canário. É causado por uma pena que não consegue sair da forma correta. Pode acontecer por vários fatores: ser transmitido geneticamente; acasalamentos incorretos (nevados x nevados) assim os filhotes nascem com pena muito mole e com maior volume de plumas; má alimentação; sementes de má qualidade; farinhada ou papada de má qualidade, prejudicando o canário na muda de pena. Bom, poderia citar outras causas, mas vamos ficar por aqui.
Crio Lancashire entre outras raças e já tive este problema, inclusive semana passada, um macho de Lancashire de meu plantel estava com um cisto na asa e não era pequeno. O que costumo fazer, é esterilizar um bisturi com álcool e dar um corte pequeno na pele em cima do cisto, removendo a parte interna que geralmente é seca e se esfarela. É normal sangrar um pouco, limpo o hematoma e coloco Rifocina Spray, que se encontra em qualquer farmácia. Faço curativo diariamente. Em dois ou três dias a ave já estará bem. É bom prestar atenção porque a pena pode nascer defeituosa mais vezes no mesmo local, e quanto antes percebermos, podemos arrancá-la evitando o cisto. A ave deve ser colocada em uma gaiola limpa.
Sempre deve-se usar vitamina H e uma alimentação balanceada, diminuindo assim a possibilidade de se ter cisto nos canários.
Alex Sandro Machado

Um comentário:

  1. Hi! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog.

    Is it hard to set up your own blog? I'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinking
    about making my own but I'm not sure where to begin. Do you have any points or suggestions? Appreciate it
    Here is my web-site ... dejar de roncar

    ResponderExcluir

Colabore Comentando!

Ágata Topázio